quarta-feira, 23 de maio de 2012

Proerd forma mais de 1,3 mil alunos de escolas públicas municipais em Curitiba

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Mais de 1,3 mil alunos dos 5º anos do ensino fundamental de escolas de Curitiba foram formados na manhã desta sexta-feira (18) pelo Programa de resistência às Drogas (Proerd) – parceria entre a Polícia Militar do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Durante o evento, realizado no Quartel do Comando Geral, no bairro Rebouças, os alunos foram premiados no concurso de redação sobre o Proerd.

Os três primeiros colocados receberam seus prêmios, cantaram a canção do programa com a banda do Proerd e tiveram contato com os policiais que participam do programa. “É muito importante, sobre todos os pontos de vista, que as crianças aprendam desde bem cedo a dizer não às drogas, isso é uma grande lição, uma grande aprendizagem. A criança precisa dizer sim para as coisas boas, para mais escola, mais educação, bons amigos, esporte, teatro, música, e esse é um trabalho conjunto com a Polícia Militar”, avaliou Vice-Governador e Secretário de Estado da Educação Flávio Arns.

Ainda de acordo com Arns, o programa precisa ser expandido para todo o Estado por meio de parcerias com prefeituras, secretarias municipais e órgãos comunitários. “Todos nós temos que trabalhar juntos para que as coisas deem certo na vida”, disse. Desde sua iniciação no Estado do Paraná, no ano de 2000, o Proerd já formou 1.099.600 jovens.

“O programa tem feito um trabalho excelente, vitorioso em todo o planeta, neste momento são 10 milhões de crianças ao redor do mundo todo que estão em sala de aula tendo um modelo de policial fardado, mostrando a eles o perigo das drogas e as vantagens do civismo e de ter um policial amigo, sabendo inclusive que ele estará ali para protegê-lo do perigo”, ressalta o Subcomandante Geral da PM Coronel Cesar Alberto Souza, que acompanhou o Vice-Governador no evento.

Segundo Coronel Dabul, Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEc) e Coordenador Estadual do Proerd, o programa promove a interação da comunidade com a Polícia Militar por meio da prevenção às drogas. “É muito importante que essa rede do bem se fortaleça cada vez mais”, comenta o Coronel.

As aulas do Proerd são quinzenais e compostas por 12 lições. Segundo o aluno Gabriel, da Escola Municipal Issa Nacli, no bairro Uberaba, a convivência com os policiais fez com que ele aprendesse a se manter longe das drogas. Para a aluna Iara, da mesma escola, o PROERD ensina a fazer escolhas. “Aprendemos que não devemos fumar cigarro, e não usar nenhum tipo de droga”, conta a aluna.

“Tivemos muitos benefícios na escola. Percebemos que os alunos criaram novos conhecimentos e tiveram novas atitudes em relação à prevenção às drogas. Eles aprenderam que o policial é um companheiro, que não só prende quem comete crimes. Os alunos perceberam ainda que existe uma convivência com os policiais militares e passaram a vê-los como amigos que querem nos proteger”, relatou Ana Carolina Gonçalves Cordeiro, Diretora da Escola Municipal Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no bairro Uberaba, em Curitiba.

Além das premiações, um dos momentos mais emocionantes foi quando a aluna Cindi Priscila Marques cantou a música “Pássaro de fogo”, de Paula Fernandes, com a banda Proerd. “Nesses dois anos eu aprendi muito. e é especial cantar com eles [policiais], digo que me apeguei aos policiais e hoje amo eles”, contou a aluna.

Participaram do evento, além do Vice-Governador, do Subcomandante-Geral da PM e do Comandante do BPEC, comandantes de unidades, oficiais e praças da corporação, diretores, professores, alunos, familiares e convidados.

FOTOS: Cabo Daniel Meneghetti
              


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário