sexta-feira, 18 de maio de 2012

COE apreende nitropenta e espoletas em casa abandonada na Vila Zumbi

                                          Fotos: Cabo Odair José de Castro

Quase 500 espoletas e 11,5 kg de nitropenta (material utilizado para fabricação de cordel detonante) foram apreendidos por policiais militares pertencentes ao Esquadrão Antibombas do Comandos e Operações Especiais (COE) – pertencente ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O material estava abandonado em uma casa na Rua 32, no bairro Zumbi dos Palmares, em Colombo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“Houve uma denúncia anônima a uma viatura de patrulhamento, pertencente ao 17º Batalhão da PM, cuja equipe seguiu até o local indicado e constatou que o material era suspeito. A partir disso, nossas equipes do esquadrão foram acionadas para recolher o material”, contou Puglia. De acordo com ele, ao chegar ao local, o material estava em um armário. As espoletas estavam dentro de uma caixa e o nitropenta, a granel, em uma mala de viagem.

“Nosso material recolheu o material com toda cautela já que se trata de um produto extremamente perigoso, que estava ativo, e tem capacidade de explodir 7 mil metros por segundo”, revela Puglia. O produto a granel é utilizado na fabricação de cordéis detonantes (para explosão, por exemplo, de pedreiras); já a espoleta é o que inicia uma explosão.

Depois de pesado o nitropenta totalizou 11,5 kg e as espoletas 493 unidades que fora encaminhadas à Delegacia de Armas e Munições na manhã desta quarta-feira (16). “Temos um suspeito que não será divulgado por ser alvo de investigação, além disso a casa é habitada, só no momento da abordagem é que não havia ninguém; precisamos ter certeza de que esta pessoa está envolvida”, destaca o capitão.

Ainda segundo o capitão, para manusear e acondicionar este material é necessário conhecimento técnico. “Este produto também pode ser utilizado na explosão de caixas eletrônicos, por isso a questão também vai ser investigada”, disse. 

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR


Add caption

Nenhum comentário:

Postar um comentário